A Comissão Especial da Bacia do Rio dos Sinos da Assembleia Legislativa encerrou seus trabalhos ontem com a aprovação do seu Relatório Final. No documento, resultado de um trabalho de 120 dias, são apontadas conclusões e encaminhamentos. Segundo as conclusões, é preciso manter como principal foco o uso da água do Rio dos Sinos para o abastecimento da população, e aponta a necessidade da conclusão e aprovação do Plano de Bacia do Sinos.
A presidente da Comissão, a deputada estadual Ana Affonso, destacou que o Rio do Sinos tem um déficit de água para a população abastecida pela Bacia, que envolve 32 municípios e mais de 1,7 milhão de pessoas. O grande problema está nas épocas de secas, como o verão, em que as cidades da região precisam fazer racionamento e suspender a captação de água devido ao baixo índice do Rio. “O mais impactante é que a bacia tem um déficit de recursos hídricos. Não temos água suficiente para abastecimento da população”, ressaltou.
O relatório, aprovado por unanimidade pelos deputados presentes nesta terça-feira, será encaminhado para o governo do Estado, governos municipais, Comitesinos e Consórcio Pró-Sinos.